domingo, 15 de maio de 2011

21/04 - Passeio pelo Lago Titicaca / Puno Peru

Não rodamos, fizemos um tour a duas ilhas do maravilhoso pelo Titicaca através de uma agencia de viagem pela bagatela de 50 soles cada + refeição na ilha por 40 soles (20 cada).

A primeira ilha que conhecemos foi Uros, uma comunidade da tribo Quechua que para escapar dos espanhois ao norte/oeste e dos bolivianos a sul...
                                              


Para isso eles descobriram que cortando blocos da raiz da planta nativa do próprio lago chamada Totora esses blocos flutuariam e a serem arramados formariam uma ilha que seus inimigos não poderiam vê-los no meio do lago flutuando sobre 18 metros de água, comendo peixes e caçando passaros que são defumados, já que este é o unico jeito que eles conseguem conservar carnes (foto abaixo)


As boas vindas dos moradores


As mulheres da ilha, as mais gordas são casadas
Dessa forma criaram um modo pitoresco de casamento, onde o homem que deseja casar tem que construir sua ilha para poder pedir a dama em casamento (pela beleza das ticas elas é que tinham que construir a ilha!

Como tudo na ilha este barco tambem é feito de Totora



T A Q U I L E
Áqui tivemos a oportunidade de conhecer uma outra comunidade bastante diferente.
Pra começar eles são independentes do Peru e a Unesco coordena a ilha.
São várias familias e cada uma delas tem seu restaurante e para garantir que todos tenham clientes, existe uma escala entre eles que garante que todos irão ter a mesma quantidade de visitas.
O casamento tambem tem um ritual todo diferente, já que a mulher desde quando nasce não corta o cabelo, pois quando ela for casar o cabelo será cortado na raiz e será feito uma cinta que o marido usará por toda vida.
Como fazem a cinta com o cabelo da mulher

Mas o homem tambem passa por maus bocados para casar, é que na ilhas todo homem usa gorro na cabeça, quando solteiro o gorro é vermelho
Passamos 5 horas navegando com + 24 gringos, com diversas paradas por ilhas flutuantes (povo orus), depois ilha Taquile, enfim, são 8 horas de passeio com  guia turístico. MUITO PROVEITOSO !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário